Você está em: Notícias

NOTÍCIAS

52 FESTIVAL DE COROS DO RIO GRANDE DO SUL - O GAÚCHO QUER CANTAR - 2017
Calendário das Etapas pode ser visto na PROGRAMAÇÃO / AGENDA. Solicitar Ficha de Inscrição pelo e-mail: contato@fecors.com.br

52º FESTIVAL DE COROS DO RIO GRANDE DO SUL - 2017

“O GAÚCHO QUER CANTAR” 

REGULAMENTO PARA COROS PARTICIPANTES 

  1. DAS CIDADES/LOCAIS E DATAS

                     As cidades e locais que irão sediar uma das Etapas do 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul, e as respectivas datas, serão comunicados através do SITE da FECORS.

  1. DOS COROS PARTICIPANTES

         a) Podem se inscrever no 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul todos os coros filiados a esta Federação que estejam em dia com a anuidade, de acordo com o enquadramento dos Níveis de cada Coro. Caso, após a inscrição dos Coros filiados, ainda haja vaga(s) em alguma das Etapas, será aceita a inscrição de coros não-filiados. Neste caso, os coros serão convidados pelo coro anfitrião, no limite máximo de dois coros não filiados. Os Coros não filiados deverão ter a concordância da FECORS. 

         b) Em cada Etapa do Festival, se apresentarão no máximo cinco (5) coros: o anfitrião, dois de livre escolha do anfitrião (caso não tenha inscrições de coros filiados) e dois obrigatoriamente indicados pela FECORS, de acordo com a opção dos coros manifestada na Inscrição.  Os coros deverão preferencialmente estar filiados à FECORS, de acordo com item anterior.

         c) A Inscrição deverá ser feita o mais breve possível.  Para as etapas do Segundo Semestre a data limite é 30 de junho de 2017, através da Ficha de Inscrição, que deve ser solicitada pelo e-mail, contato@fecors.com.br

         d) Na Ficha de Inscrição, deverá ser indicada a ordem de preferência das cidades onde o coro gostaria de se apresentar (1ª, 2ª opções). Na medida do possível, o coro será atendido em sua 1ª OPÇÃO. Não sendo isto possível, o coro será direcionado para a sua 2ª OPÇÃO.  Cada coro terá garantia de uma apresentação.

         e) Um mesmo coro poderá cantar em duas Etapas. Isso será permitido se houver vaga na Etapa que o coro indicou na Ficha de Inscrição como 2ª Opção. A confirmação constará na programação oficial e o aceite da 2ª Opção por parte do coro deverá ser comunicada por e-mail no prazo de 10(dez) dias para a FECORS. Caso a FECORS não receba a confirmação da 2ª Opção, o coro será automaticamente excluída da respectiva Etapa.

         f) Caso algum coro filiado queira participar em mais Etapas do 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul “O Gaúcho quer cantar”, deverá se manifestar por escrito e sugerir datas e cidades após a divulgação das Etapas com os respectivos coros no Site da FECORS. O referido Manifesto de Interesse ficará registrado, e o coro será convidado caso alguma Etapa não preencha os cinco coros.

         g) Todos os coros participantes deverão estar presentes na sala do concerto no momento da abertura oficial.

         h) O Coro relacionado numa das Etapas do 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul “O Gaúcho quer cantar” que não comparecer ao evento, não poderá participar em Festivais promovidos pela FECORS por um período de UM ano.

         i) Após confirmado e relacionado numa das Etapas do 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul “O Gaúcho quer cantar”, de acordo com a Ficha de Inscrição e/ou o Manifesto de Interesse, caso algum Coro tiver que desistir para que não lhe seja aplicada a punição do item anterior “h”, deverá fazer o comunicado por escrito com 30(trinta) dias de antecedência da respectiva Etapa, para que a FECORS possa convidar outro Coro da lista dos Coros relacionados no Manifesto de Interesse.

  1. DO PROGRAMA A SER APRESENTADO

         a) A cidade ou entidade sede da Etapa deverá providenciar um mestre-de-cerimônia, que fará a apresentação do evento, valendo-se do Cerimonial fornecido pela FECORS, e um fotógrafo que fará o registro da Etapa, cujas fotos deverão ser enviadas para a FECORS, para registro e publicação no Site.

          b) Na abertura do concerto, todos os presentes, coros e público, serão convidados a cantar o Hino Rio-Grandense.

         c) Cada coro deverá enviar relação de 4 músicas (título, compositor, arranjador, solista...), já na          sua ordem de apresentação, sendo obrigatória uma música com temática regionalista-nativista gaúcha ou uma obra de compositor, letrista ou arranjador gaúcho. Essa relação deve chegar à FECORS até 15 dias antes da respectiva Etapa/apresentação, para a elaboração do Programa.

         d) No mínimo 1(uma) peça deverá ser executada a cappella.

         e) Havendo programa impresso do concerto, em respeito ao público, o programa será seguido rigorosamente, não sendo permitida substituição de canto e mantendo-se, de preferência, a ordem impressa dos cantos. Numa eventualidade, o coro cantará somente as músicas que constam no programa impresso para as quais se encontra preparado. Para evitar situação de constrangimento ao coro e/ou ao regente, permite-se, excepcionalmente, a troca de repertório após a Inscrição, se esta informação chegar à FECORS até 15 dias antes da Etapa para a qual o coro está inscrito.

         f) Deverá ser enviada à FECORS uma cópia de todas as partituras das músicas que serão apresentadas em cada Etapa, para permanecer à disposição no acervo da FECORS. As partituras deverão ser enviadas antes das apresentações, por e-mail, no formato Encore ou Sibelius. Caso o regente não tenha as partituras escritas nestes programas, essas poderão ser enviadas em PDF.

         g) O coro que não observar as exigências deste regulamento poderá ser substituído e estará sujeito a não participar de nenhuma outra Etapa do Festival de 2017 e do Festival de 2018 promovidos pela FECORS. 

  1. DO TRANSPORTE E HOSPEDAGEM

Será de inteira responsabilidade dos coros o seu deslocamento à(s) cidade(s) escolhida(s) em que irão se apresentar, bem como eventuais despesas com hospedagem.  

  1. DA ALIMENTAÇÃO

         a) Em todas as Etapas do Festival, os Coros farão uma confraternização, que poderá ser uma janta, um almoço ou coquetel, organizado pela cidade ou entidade sede, e pago pelos coristas participantes no dia. A cobrança é de responsabilidade do anfitrião.  

         b) A FECORS determina que o valor máximo por janta, almoço ou coquetel não deverá ultrapassar R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por corista;

         c) Para uma melhor organização em relação ao número de participantes na refeição, os Coros deverão confirmar o número de coristas e acompanhantes dez dias antes da Etapa para a FECORS e o Coro anfitrião. Caso contrário será considerado o número informado na Ficha de Inscrição.

         d) Caso um coro compareça à Etapa com um número menor de cantores e acompanhantes informado na letra “c”, o Coro deverá arcar com a despesa dessa diferença.

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

         a) A confirmação da participação dos coros para as diferentes Etapas obedecerá a ordem de chegada das Fichas de Inscrição para a respetiva Etapa, até o limite de coros participantes, conforme item 2 – b;

         c) Coros não-filiados poderão participar do 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul “O Gaúcho Quer cantar” se forem convidados pelo Coro anfitrião, de acordo com o itens (2.a e 2.b) e deverão observar todas as normas do presente Regulamento e preencher o Cadastro Oficial da FECORS.

         d) As Inscrições serão feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico da FECORS, conforme 2.c.   

         e) A FECORS apoiará Encontros ou Festivais de Coros organizados por Coros Filiados, respeitando os NÍVIES de filiação criados em 2015.          

         A Diretoria da Federação de Coros do RS decidirá soberanamente sobre disposições omissas neste Regulamento, bem como sobre situações fatos ou ocorrências no decorrer da realização do 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul “O Gaúcho quer cantar”.que não estejam previstos neste Regulamento.

Nova Petrópolis 31 de maio de 2017. 

Severino Seger

Presidente da FECORS

FECORS - Todos os direitos reservados - Copyright 2013